Gramado e Canela para Cervejeiros

Vou contar um pouquinho da nossa experiência cervejeira numa viagem de uma semana pela Serra Gaúcha, Vale dos Vinhedos e Porto Alegre, destinos que normalmente não são visitados com esse enfoque, a exceção da capital gaúcha, que já tem uma cena cervejeira mais bombante (alô, Tupiniquim, Seasons, Maniba, Irmãos Ferraro…). Vou dividir meu relato em dois posts, começando por Gramado e Canela e, em breve, falarei sobre Porto Alegre também.

Quando comecei a planejar nossa viagem para o Rio Grande do Sul, em julho deste ano, encontrei muitas dicas de passeios românticos e infantis para se fazer em Gramado e Canela. Mas a gente não tava nessa vibe minimundo, snowland e fondue (nada contra)… a gente queria descansar, comer bem e, óbvio, beber bem. Tá bom, um pouquinho de romantismo não faz mal a ninguém, mas essa parte a gente deixou pro Vale dos Vinhedos, onde passamos uma noite e um dia deliciosos (se quiserem saber mais, depois a gente conta, mas lá foram vinhos e mais vinhos, hehe).

Chegamos em Porto Alegre e alugamos um carro, o que eu recomendo fazer se você deseja ficar pelo menos uma noite no Vale dos Vinhedos (e você deveria), onde o carro te dá bastante liberdade para visitar as vinícolas e restaurantes. Se o seu destino for apenas Gramado ou Gramado/Porto Alegre, acho que não vale tanto a pena.

Carro alugado, bora subir a serra. O caminho até Gramado foi tranquilo (tirando a neblina horrorosa na entrada da cidade). Ficamos hospedados no Hotel Vovó Carolina, que tem garagem (naquele esquema um carro trava o outro, mas super ok, pois os funcionários resolviam isso rápido), ótimo custo-benefício (pagamos cerca de 180 reais a diária, pelo Booking), quarto confortável e localização muiiito boa, praticamente dispensa o carro.

• Taberna MF

Parem tudo, cervejeiros do Brasil! Parem o que estiverem fazendo e corram pra esse lugar! A gente foi na primeira noite e já queria fechar a conta do hotel, se o pessoal da taberna tivesse aceitado nos hospedar (a câmara fria dos caras era maior do que nosso quarto rs). A taberna é a loucura de Baco, se Baco fosse cervejeiro. São cerca de trinta torneiras de cervejas próprias (em tempo, atualmente são cinquenta!), eles praticamente não envasam em garrafas, ou seja, muiiiiiiito dificilmente você encontrará uma MF dando sopa por aí (a gente achou em Porto Alegre e só). E tem MF pra todo gosto: é tripel com damasco, é IPA com brett, é sour maturada em barril de moscatel, é golden ale com mirtilo, baltic porter de 18% de álcool, até espumante e cidra na pressão tem… Uma loucura, meu irmão! E a rotatividade dos experimentos é constante, segundo disseram. Qualidade altíssima das cervejas, preços justos, copos de três tamanhos diferentes (acho que o menor era 170ml), atendentes solícitos, que conhecem bem o que vendem e, além disso, gostam do que vendem (por que todo lugar não é assim?), pratos bons e bem servidos, musiquinha de qualidade ao fundo… é o Éden, né? Mas o Éden fecha cedo, viu, como quase tudo na terra dos em lua-de-mel. Resumindo: vá e retorne, pelo menos por uma horinha, em todos os dias da sua passagem por Gramado. Ah, e compre pelo menos uma taça MF, são lindas de morrer, tudinho da Cristal Blumenau.

• Josephina Café

Aqui tem um bocado de romantismo sim, e os melhores pratos da nossa viagem. O café funciona da hora do almoço até o jantar (fecha às segundas-feiras), tem opções que fazem jus ao nome, uma decoração fofíssima, atendimento simpático e preços mega justos. Pedimos uma entrada com salsichas alemãs e pretzels deliciosos, batatas rústicas lindas e um dos melhores pratos que comi na vida (o mais bonito eu tenho certeza)! Um salmão em crosta de amêndoas, com risoto de arroz negro e molho de cointreau. Ouvi anjos tocando harpa enquanto comia, sem exagero. Já ia me esquecendo, as cervejas: uma carta pequena, porém eficiente, com cerca de 15 rótulos, destaque para as gramadenses Rasen e Gram Bier, da qual falaremos mais adiante.

• Boreal Rasen Gastro Pub

O pub da cervejaria Rasen fica bem escondido, a entrada é na lateral do prédio onde fica o famoso “Mundo de Chocolate Lugano”. O local é bacana, mais agitado (bem mais para os padrões gramadenses), tem uma decoração meio nórdica/viking, bandas ao vivo, no dia em que fomos tava tocando um rock nacional gostoso, e um cardápio enoooorme. Só petiscamos um camarão e tava bem gostosinho. Aqui os preços são um pouco mais altos, mas condizentes com a proposta pub/baladinha em cidade turística. Bora tomar umas Rasen então, né? Pois é, aqui rolou um probleminha: a cerveja na pressão não tava boa. Pedimos duas e ambas estavam com aquela acidez lática que não deveria estar ali. Pedimos em garrafa e foi outra coisa, mas deu uma brochada… no pub da cervejaria, o chope não tá bom? Espero que tenha melhorado, pois o lugar é legal. Dica: peça o chope (vai ver foi azar do dia mesmo), mas peça também em garrafa, pra comparar.

• Hamburgueria Me Gusta

Sim, eu, mulher recém-casada, troquei o fondue por uma hamburgueria. Simplesmente porque sou alucinada por hambúrguer (e chaaaata pra avaliar), e quando soube que esse local em Gramado serve hambúrguer com uma boa carta de cervejas, não pensei meia vez. O que achamos? Ótima carta de cervejas, foi oportunidade de conhecermos melhor algumas gaúchas como Irmãos Ferraro e Seasons, o que a gente amou! As entradinhas estavam deliciosas, pedimos batatas fritas e onion rings, e o hambúrguer era gostoso, mas não maravilhoso, pois como eu disse, sou chata pra hambúrguer, hehe. Mas, gente, vale a pena ir para um lanche ou happy hour, pois foi a carta de cervejas mais variada que encontramos em Gramado, no quesito número de cervejas de cervejarias diferentes.

• Cervejaria Rasenimg_3751

Depois de ir ao Pub, resolvemos conhecer a cervejaria, que produz receitas alemãs, seguindo a lei da pureza. O tour é bem legal, você paga um valor e converte em créditos para usar no bar que eles têm anexo à fábrica. O bar é pequeno, com algumas opções para beliscar e produtos da cervejaria à venda, mas ótimo pra curtir um pouco antes ou após a visita. Aqui o chope tava delicinha, e o Dunkel ainda veio com um tabletinho de chocolate local pra harmonizar. Em tempo, minha Rasen preferida foi a Dunkel.

• Cervejaria Gram Bier

A Gram Bier, ao lado da Rasen, possui as cervejas mais encontradas nos bares e restaurantes que visitamos em Gramado. Como o “beba local” é sempre algo que tentamos img_7731levar a sério, lá fomos nós. A cervejaria passeia por mais escolas cervejeiras e possui estilos variados, já havíamos ganhado a IPA deles de presente, a Granada, muito boa por sinal. A fábrica também possui visitação (em horários mais restritos que a Rasen) e um bar anexo também. Como fomos numa quinta-feira, no horário do almoço, estava vazio e com a cozinha fechada. Pedimos a tábua de prova das cervejas, e gostamos bastante da Belgian Blonde Ale e da Robust Porter, ao lado da IPA, nossas prediletas. Ficou um gostinho de quero voltar num dia mais bombante.

• Cervejaria Farol

Aqui a gente parte rumo à Canela, onde fica a Farol, uma cervejaria fundada em 2003 e que também é adepta da lei da pureza alemã. Já havia lido sobre o local, visto algumas fotos e, realmente, a cervejaria é linda, mas como fomos à noite, acredito que não tanto quanto à luz do dia. Se você se interessar em conhecer o local e não estiver de carro, sem problemas, eles buscam os turistas em Gramado (ligue para agendar), como muitos dos restaurantes da cidade fazem. O restaurante/bar funciona de terça a sexta para happy hour, a partir das 17h, e sábado e domingo a partir das 11h (domingo encerra às 17h), quando eles servem um buffet livre de comida alemã. Nossas impressões foram: deve ser mais legal durante o dia, foi a cervejaria mais linda das três que visitamos na região, a cerveja é boa, mas não surpreendente.

• Empório Canela

Essa foi uma dica da Maria Cevada! O lugar é super fofo, estilo café/restaurante/livraria/ateliê de arte (quem já foi ao Café com Letras em BH vai sentir um leve déjà vu) e tem vista para a catedral de pedra de Canela. Carta de cervejas bacana, com um tantinho bom de opções internacionais e nacionais, incluindo aqueles litrões amigos da Tupiniquim. Nós pegamos uma mesinha do lado de fora, pra ficar ali bebendo sem perder a catedral de vista, enquanto petiscamos uma panelinha de cogumelos mara e depois dividimos um bife ancho com farofinha e batatas. Delicinha de lugar.

• Dicas finais:img_8717

– As cervejarias Gram Bier e Rasen ficam próximas e num bairro localizado entre Gramado e Canela. Fomos de carro, mas há tours cervejeiros organizados por empresas de turismo em Gramado. Informe-se no seu hotel.

– Se você rumar de Gramado para Vale dos Vinhedos, como fizemos, vale dar uma passada na Cervejaria Edelbrau, em Nova Petrópolis. A gente viu a cervejaria da estrada e resolveu parar, demos uma baita sorte de estar tendo uma visita guiada com degustação, e eles foram mega simpáticos. No local há loja e um bar também (consulte horários de funcionamento).